Os avisos já tinham sido feitos: este ano, os reembolsos do IRS iriam ser menores em virtude do ajuste às tabelas de retenção na fonte que foi feito no ano passado. Pelas contas de Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), os portugueses estão a receber menos 200 a 300 euros.
Esta redução está relacionada com o facto de os contribuintes terem adiantado menos dinheiro ao Estado ao longo do ano passado:
"Os contribuintes ao longo do ano de 2023 tiveram mais dinheiro no bolso e adiantaram menos ao Estado português e isso é positivo. Claro que o ideal nas retenções da fonte é que sejam quase iguais ao IRS que se paga no final", explicou Paula Franco, em declarações à RTP.
Relativamente às alterações previstas para este ano - que vão ser discutidas no Parlamento esta quarta-feira - a bastonária disse que é necessário "esperar por sexta-feira" para "ver qual é a proposta final das taxas e em que escalões é que mexe".
De recordar que os primeiros reembolsos do IRS começaram a cair na conta dos contribuintes no início desta semana, numa altura em que foram já submetidas mais de dois milhões de declarações.
A entrega do IRS pode ser feita até ao final de junho.
Leia Também: IRS. Se o reembolso for inferior a este valor, não estranhe não o receber