Às 18h10 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,0655 dólares, quando na quinta-feira seguia a 1,0654 dólares.
Por seu lado, o Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa cambial do euro em 1,0653 dólares.
Durante a sessão, o Eurostat indicou que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro recuou 0,1% no quarto trimestre de 2023 e entrou em recessão técnica por registar dois trimestres consecutivos em terreno negativo.
Segundo a agência EFE, as estimativas preliminares indicavam que se tinha evitado uma recessão com uma taxa de crescimento de 0% entre outubro e dezembro, mas a revisão dos números divulgada hoje aponta para uma ligeira contração, que se junta à do terceiro trimestre, também de 0,1%.
Neste sentido, a presidente do BCE, Christine Lagarde, assegurou hoje, nas reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) que os dados disponíveis indicam que a atividade também se manteve débil durante o primeiro trimestre de 2024, mas que vai recuperar ao longo do ano.
Durante a sua intervenção, Lagarde reafirmou que as taxas de juro podem baixar em junho se o processo de desinflação continuar, mas não se comprometeu com outros cortes.
Hoje, os mercados estiveram pendentes da escalada de tensão no Médio Oriente, após relatos de um ataque israelita a Isfahan, no Irão, sem vítimas.
Leia Também: Euro recua mas permanece nos 1,06 dólares