México tem de investir mais para atrair empresas em relocalização

Para o México aproveitar por completo a oportunidade da relocalização industrial vai exigir um investimento em infraestruturas superior a 400 mil milhões de dólares até 2032.

Notícia

© iStock

Lusa
21/05/2024 07:22 ‧ 21/05/2024 por Lusa

Economia

SICT

Esta previsão foi feita na segunda-feira pelo subsecretário de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes (SICT), Rogelio Jiménez Pons, ao divulgar estudos preliminares sobre o assunto feitos pelo governo mexicano e a consultora MacKenzie.

"Uma estimativa, diria conservadora, estima em mais de 400 mil milhões de dólares até 2032 para capturar por completo a oportunidade do 'nearshorinng'", declarou, durante uma reunião, em linha, do Colégio de Engenheiro Civis do México.

Estes cálculos assentam no aumento do consumo de água para uso industrial entre 34% e 54%, de energia em torno dos 53%, além dos investimentos previstos no sistema de transporte do país, na construção de parques industriais, bem como de habitações e zonas de serviços.

O aproveitamento do fenómeno da relocalização industrial poderia levar até ao México um investimento direto estrangeiro de até 530 mil milhões de dólares, estimou Jiménez.

Durante a sua intervenção, o governante alertou que os custos logísticos atuais do México são o dobro do dos seus sócios no Acordo de Comércio Livre da América do Norte (NAFTA, na sigla em Inglês), os EUA e o Canadá.

Lamentou, em particular, que todas as vantagens comparativas, como a localização geográfica, os custos de mão-de-obra, os recursos e o clima acabem "quando se começam a ponderar os custos logísticos".

Leia Também: SATA teme impacto de alteração no subsídio de mobilidade nos Açores

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas