A South Summit decorre este ano, na 13.ª edição, entre 05 e 07 de junho e é "uma das principais conferências de empreendedorismo e inovação da Europa", como destacou hoje a Startup Portugal, num comunicado.
Segundo a Startup Portugal, dez as empresas que estarão em Madrid esta semana integram esta delegação através do programa Business Abroad, que tem como objetivo promover a internacionalização das startups nacionais, apoiando a sua presença e exposição em mercados internacionais.
"As startups selecionadas projetam uma entrada ou maior investimento no mercado espanhol e representam a diversidade e o dinamismo do ecossistema empreendedor português, atuando em áreas como inteligência artificial, health tech [tecnologias em saúde], educação, E-commerce e sustentabilidade", lê-se no comunicado da Startup Portugal.
Estas dez empresas "já levantaram, no total, cerca de oito milhões de euros e empregam atualmente mais de 120 pessoas", segundo a Startup Portugal.
"A presença na South Summit através do nosso programa Business Abroad é uma oportunidade única para as startups portuguesas apresentarem as suas soluções inovadoras e estabelecerem parcerias estratégicas num dos mercados mais importantes para Portugal", afirmou o diretor executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, citado no mesmo comunicado.
A Startup Portugal já levou este ano 20 empresas nacionais a Barcelona, também em Espanha, à conferência 4YFN.
Espanha é "um dos mais importantes destinos de internacionalização das startups portuguesas" e a participação de 50 empresas nestas duas conferências é um recorde, acrescentou António Dias Martins.
A South Summit tem como lema este ano "Human By Design" e, segundo a organização, vai abordar "as questões que coloca a nova era tecnológica", como o desenvolvimento de uma "tecnologia com batimento cardíaco" e "um futuro centrado no ser humano".
Na edição do ano assado, a conferência contou com 650 conferencistas de todo o mundo, assim como 2.000 investidores e 6.500 empreendedores.
Além da edição que se realiza anualmente em Madrid, já houve três conferências South Summit também no Brasil (South Summit Brazil).
A Startup Portugal, que tem o estatuto de entidade de utilidade pública, promove o empreendedorismo, em ligação com entidades públicas e privadas.
Leia Também: Arranca Web Summit Rio com mil startups e participação recorde portuguesa