Governo abre consulta pública sobre licenciamento das energias renováveis

O Governo abre a partir de hoje, e durante 30 dias, uma consulta pública sobre projetos de licenciamento das renováveis, dirigida a promotores e 'stakeholders' (partes interessadas) do setor, foi anunciado.

Notícia

© Reuters

Lusa
14/06/2024 14:49 ‧ 14/06/2024 por Lusa

Economia

Energias Renováveis

"O Ministério do Ambiente e Energia, através da Estrutura de Missão para o Licenciamento de Projetos de Energias Renováveis 2030 (EMER 2030) irá abrir uma consulta pública, a partir de hoje, para recolher contributos de promotores e dos demais 'stakeholders' do setor da energia", indicou, em comunicado, o executivo.

A EMER 2030 destina-se a apoiar a concretização de projetos de energia renovável, através de um regime mais simplificado.

A consulta pública está disponível, por 30 dias, na plataforma Participa.pt em https://participa.pt/pt/consulta/licenciamento-de-projetos-de-energias-renovaveis.

Para o ministério liderado por Maria da Graça Carvalho, este é um "passo de extrema importância" para identificar os obstáculos ao licenciamento célere destes projetos em Portugal.

A informação recolhida será utilizada na elaboração de um relatório que, numa segunda fase, também ficará em consulta pública.

Segundo a mesma nota, a consulta vai focar-se na avaliação do quadro legislativo, na identificação de processos em curso e no que está a impedir a sua progressão.

"O Governo está a dar prioridade à simplificação e aceleração de processos de licenciamento de projetos de investimento, especialmente na área das energias renováveis, como forma de impulsionar a economia e combater as alterações climáticas", defendeu, citada no mesmo comunicado, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Leia Também: Aprovados apoios para acelerar acelerar tecnologias 'verdes' na indústria

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas