"A integração do Targobank reforça a estratégia de crescimento do Abanca, contribuindo com mais de 6.000 milhões de euros de volume de negócios e expandindo a sua presença comercial. A aquisição, iniciada em dezembro de 2022 com negociações exclusivas entre o Abanca e o Banco Federativo Crédit Mutuel, foi formalizada em outubro de 2023", lê-se num comunicado do banco espanhol, que tem sede na Galiza.
Com a integração do Targobank, o Abanca passou a ter mais 153 mil clientes e 433 trabalhadores, além de reforçar a sua presença nas regiões espanholas de Madrid e Andaluzia, revelou o banco, no mesmo comunicado.
No início de fevereiro, quando apresentou os resultados de 2023, o presidente do Abanca, Juan Carlos Escotet, tinha já afirmado esperar concluir em meados deste ano a integração do Targobank e ter, na mesma altura, a autorização dos reguladores portugueses para a compra do Eurobic.
A expectativa do Abanca é concluir a integração do Eurobic no início de 2025, disse então Juan Carlos Escotet.
O grupo espanhol Abanca anunciou em 15 de novembro do ano passado, em comunicado, a compra da totalidade do EuroBic sem, contudo, divulgar o valor do negócio.
No início deste ano, o banco notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra.
"A operação de concentração consiste na aquisição, pelo Abanca Corporación Bancaria, do controlo exclusivo sobre o Banco BIC Português (EuroBic), através da aquisição da totalidade do seu capital social e dos respetivos direitos de voto", lê-se na informação divulgada pela AdC.
Segundo o Abanca, o banco espanhol vai quadruplicar o número de clientes e triplicar o volume de negócios e pontos de venda em Portugal com esta aquisição.
O Abanca comprou, em 2018, a rede de retalho do Deutsche Bank Portugal e conta com aproximadamente 70 agência no território português.
O banco teve lucros recorde de 711,3 milhões de euros em 2023, mais do triplo do que em 2022.
Leia Também: Mais de metade dos trabalhadores da AT já sofreu agressões