O anúncio, publicado hoje em Diário da República (DR), visa a execução da empreitada de renovação da superestrutura de via entre Espinho e Vila da Feira (Santa Maria da Feira), na Linha Ferroviária do Vouga, e apresenta o dia 12 de julho como a data limite para apresentação das propostas.
O concurso público internacional tem um valor base de sete milhões de euros e contempla uma intervenção na via ferroviária a nível de, por exemplo, carris e travessas.
Depois da adjudicação, o prazo para a execução do contrato é de 365 dias.
O primeiro anúncio referente a esta empreitada, publicado em DR a 24 de maio, foi entretanto corrigido (a 27 de maio e a 17 de junho) porque apresentava como objeto de intervenção a Linha do Douro, em vez da Linha do Vouga, e definia como prazo inicial para entrega de propostas a próxima sexta-feira, dia 21 de junho.
O plano de requalificação da Linha do Vouga abrange os 96 quilómetros de extensão da via, entre Espinho e Aveiro, e contempla a renovação da superestrutura de via, com substituição integral de carril, travessas e fixações, balastragem de via e ataque mecânico pesado, bem como a automatização de passagens de nível.
Em abril, de acordo com fonte da IP, estava concluída a renovação dos troços Sernada do Vouga - Águeda e Feira -- Oliveira de Azeméis.
Segundo a empresa responsável pela gestão da infraestrutura integrante da Rede Ferroviária Nacional, a reabilitação da Linha do Vouga irá permitir alcançar vários benefícios, nomeadamente a melhoria da mobilidade, o reforço da segurança com a redução da sinistralidade e de congestionamento e a redução dos tempos de viagem.
Leia Também: Carro abalroado por comboio em passagem de nível na Feira. Há um ferido