O professor Nuno Fernandes, especialista em finanças 'egovernance', foi nomeado, na sexta-feira, para o cargo de presidente do Comité de Auditoria do Banco Europeu de Investimento (BEI).
"O papel do Banco é mais importante do que nunca, uma vez que a União Europeia enfrenta perturbações económicas que vão desde a inflação e o elevado custo do capital até às tensões geopolíticas e às alterações climáticas. Estou entusiasmado, e muito honrado, por poder ajudar o Banco neste período", afirmou Nuno Fernandes, citado num comunicado da Odgers Berndtson Board Solutions, onde é 'managing partner'.
Nuno Fernandes ocupou o cargo de presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal entre 2018 e 2023. É ainda professor catedrático de Finanças da IESE Business School e investigador associado no European Corporate Governance Institute.
"Ao longo dos últimos 20 anos, Nuno Fernandes desempenhou várias funções de consultoria em empresas e instituições financeiras na Ásia, Europa, América Latina e Médio Oriente, o que o torna altamente qualificado para liderar o Comité de Auditoria do BEI", lê-se na nota.
O Comité de Auditoria é o órgão de supervisão independente do BEI, responsável pela supervisão financeira, a gestão do risco e a supervisão das auditorias internas e externas, bem como a garantia da conformidade e do respeito pela ética.
[Notícia atualizada às 12h03]
Leia Também: UE valida estratégia do BEI que abre porta a financiamento da defesa