Quase 40% dos portugueses estão a considerar adiar grandes projetos devido à falta de poder de compra. No entanto, "apesar da conjuntura económica atual, 13% revelaram ter mais vontade de realizar grandes projetos".
As conclusões são do Observador Cetelem, que indica que "o poder de compra tem sido uma das grandes preocupações dos portugueses no último ano" e 39% veem-se "obrigados a adiar grandes projetos".
O estudo, que contou com mil inquiridos, indicou ainda que "apesar da conjuntura económica atual, 13% revelaram ter mais vontade de realizar grandes projetos e 26% mantêm a vontade de os concretizar".
A faixa etária dos 25 aos 34 anos é a que tem um "maior número de inquiridos a afirmar que irão adiar a sua concretização". Já a faixa etária dos 18 aos 24 anos, tem mais inquiridos a "responder que tem mais vontade de realizar grandes projetos".
Entre os projetos que os portugueses tencionam realizar nos próximos dois anos, estão viajar (41%), obras em casa (30%) e a compra de carro (29%).
De acordo com o estudo, no final do ano, "8 em cada 10 portugueses desejavam viajar este ano". Seguiam-se ainda outros objetivos, como praticar desporto (34%), remodelar a casa (27%), começar uma poupança (24%), comprar uma nova viatura (23%), adotar uma alimentação mais saudável (22%), mudar de emprego (17%) ou retomar os estudos (11%).
Leia Também: Segurança é crucial para 96% dos turistas na escolha do destino de férias