CMVM decide 9 processos de contraordenação com coimas de 115 mil euros

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) proferiu no primeiro trimestre deste ano decisão em nove processos de contraordenação, tendo aplicado quatro coimas no montante total de 115.000 euros.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
24/04/2025 11:05 ‧ há 4 horas por Lusa

Economia

CMVM

De acordo com as estatísticas periódicas sobre as contraordenações, hoje divulgadas pelo regulador dos mercados financeiros, entre janeiro e março foi proferida decisão em três processos referentes a deveres de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

 

Foi também proferida decisão em dois processos relativos a violações de deveres de intermediação financeira, um relativo a violações de deveres de informação ao mercado, um relativo a deveres de negociação em mercado, um referente à atividade dos organismos de investimento coletivo e um outro referente à atuação dos auditores.

Nas decisões proferidas neste período foram aplicadas quatro coimas no montante total de 115.000 euros, uma admoestação e quatro arquivamentos.

No primeiro trimestre, a CMVM diz ter ainda instaurado seis processos de contraordenação: dois referentes a violações de deveres de intermediação financeira, dois por violação de deveres de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, um referente à atividade dos organismos de investimento coletivo e um referente à atuação dos auditores.

Em março, o regulador tinha em curso 53 processos de contraordenação, 18 dos quais relativos a violações de deveres de intermediação financeira, 16 à atuação dos auditores e oito à atividade dos organismos de investimento coletivo.

Em desenvolvimento estavam ainda quatro processos relativos a violações de deveres de informação ao mercado, quatro referentes a deveres de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e três relacionados com deveres de negociação em mercado.

No final do primeiro trimestre encontrava-se um processo pendente de decisão nos tribunais.

Leia Também: CMVM aconselha investidores a tomarem decisões informadas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas