Os pagamentos eletrónicos estão a crescer, mas o dinheiro físico está longe de desaparecer e, no momento de levantar dinheiro, há alguns cuidados a ter em atenção - em especial, por parte dos mais velhos.
De acordo com o 20minutos, as pessoas com mais idade são, por norma, as mais familiarizadas com os locais onde se levanta dinheiro e com a ação de manusear notas e moedas, já que geralmente preferem pagar em dinheiro físico.
Por isso, o mesmo meio de comunicação adianta quatro cuidados a ter no momento de levantar dinheiro, que têm por base recomendações das autoridades policiais na vizinha Espanha:
- Evitar levantar dinheiro à noite ou em locais solitários;
- Estar acompanhado;
- Esconder o teclado ao digitar o código;
- Não aceitar ajuda de desconhecidos.
E este pode ser precisamente o erro que muitos cometem: aceitar ajuda. Por isso, se o multibanco apresentar algum erro estranho ou se o seu cartão for retido sem qualquer motivo aparente, o melhor é não aceitar ajuda, por mais simpático que alguém pareça ser.
De acordo com o 20minutos, esta 'ajuda' pode ser a conhecida "armadilha libanesa", que culminará com o roubo do cartão mais tarde.
Na prática, trata-se de uma técnica em que é colocada uma moeda falsa ou uma tira adesiva muito fina dentro da ranhura onde é inserido o cartão. Depois, quando o utilizador coloca o cartão, este fica preso. É nesta altura que aparece alguém a oferecer ajuda e a tentar que revele o seu PIN. "Quando estiver distraído, removerá a armadilha e com o seu cartão e fugirá com o seu PIN", adianta o mesmo meio.
O método libanês tem este nome porque tornou-se popular naquele país, mas rapidamente se espalhou por todo o mundo.
Leia Também: Detido após fazer levantamentos com multibancos que encontrou na rua