A taxa de inflação homóloga na Alemanha em julho acelerou para 2,3% em termos homólogos, confirmou hoje a agência federal de estatística alemã (Destatis), que informou que os preços no mês passado subiram 0,3% face a junho.
Em junho de 2024, a taxa de inflação situou-se em 2,2%.
De acordo com os resultados finais do Destatis, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou 0,3% em julho face a junho, confirmando assim os dados preliminares apresentados em 30 de julho.
A inflação subjacente - que não tem em conta os produtos alimentares e a energia - foi de 2,9%, o mesmo valor que em junho e uma décima abaixo dos 3% de maio e abril.
Os preços dos produtos alimentares também aumentaram em julho, 1,3%, mais do que em junho (1,1%), mas estes valores continuaram abaixo da inflação global.
De acordo com a Destatis, os preços da energia subiram ligeiramente, 0,3% em relação a junho, o que contribuiu para "amortecer a taxa de inflação", afirmou Ruth Brand, presidente da Destatis, em comunicado.
O custo dos serviços manteve-se acima da subida geral dos preços, segundo a Destatis, designadamente em 3,9% em julho, um valor que se mantém inalterado desde maio.
Leia Também: Dois mortos e vários soterrados após colapso de hotel na Alemanha