O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, acabou o dia no Intercontinental Exchange a cotar 0,90 dólares abaixo dos 79,55 dólares com que fechou as transações na terça-feira.
Depois de ter começado a semana com uma subida superior a 3% e de ter encadeado três sessões consecutivas em alta, o preço do petróleo continuou hoje a cair e manteve-se abaixo da barreira dos 80 dólares por barril.
O Brent continuou a sua tendência de queda após uma redução inferior à esperada nas reservas de petróleo e gasolina dos EUA na semana passada, de acordo com dados da Agência de Informação sobre Energia dos Estados Unidos (EIA).
A descida decorre também perante as preocupações persistentes do mercado devido à diminuição da procura de petróleo na China.
Também a situação no Médio Oriente, em plenas negociações para um cessar-fogo em Gaza, juntamente com os recentes ataques entre Israel e o Hezbollah no Líbano e o potencial corte no fornecimento de países produtores de petróleo na região, como a Líbia, mantiveram o preço do petróleo em baixa.
Os investidores continuam a aguardar que a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) anuncie uma redução das taxas de juro na sua próxima reunião, em setembro, o que poderá ajudar a impulsionar a economia dos EUA e a procura de petróleo.
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em outubro desce abaixo dos 80 dólares