Atestar ou não atestar, eis a questão. A saga dos preços dos combustíveis 'apimentou-se' nas ultimas três semanas, com o Governo a 'meter o dedo' no assunto e a alterar as previsões avançadas à sexta-feira por fontes do setor.
Nas últimas três semanas, as previsões davam conta de uma descida nos preços dos combustíveis, em alguns casos, essas reduções chegavam mesmo aos 4 cêntimos por litro, mas o Governo veio 'travar' essas descidas.
O mesmo repete-se esta semana. As previsões apontavam para uma descida de 2,5 cêntimos para o gasóleo e de 1,5 para a gasolina simples 95. Porém, o Governo decidiu descongelar a taxa de emissões de dióxido de carbono (CO2), conhecida como a taxa de carbono.
O impacto direto desta nova atualização da taxa no preço dos combustíveis ronda os dois cêntimos no litro de gasóleo e 1,8 cêntimos na gasolina - valores que incluem o efeito IVA que incide sobre a parcela da taxa de carbono que resulta deste novo descongelamento, pelo que se estima que o preço do gasóleo deverá manter-se praticamente inalterado, enquanto a gasolina deve, afinal, subir de preço (cerca de meio cêntimo).
Assim, se está ainda a decidir se deve ou não esperar por atestar, saiba que é praticamente indiferente se o faz hoje ou amanhã, podendo beneficiar de um preço relativamente menor apenas se tiver um carro a gasolina.
Leia Também: Durou pouco! Governo 'trava' descida dos combustíveis na próxima semana