Meteorologia

  • 25 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 20º MÁX 24º

HyChem constrói fábrica para produção de hidrogénio em Torres Vedras

A portuguesa HyChem anunciou esta quarta-feira a construção de uma fábrica de eletrolisadores para a produção de hidrogénio em Matacães, Torres Vedras, a executar em parceria com a TecnoVeritas no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

HyChem constrói fábrica para produção de hidrogénio em Torres Vedras
Notícias ao Minuto

25/09/24 15:16 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Economia Torres Vedras

Num comunicado emitido por ocasião do seu 90.º aniversário, a HyChem avança que a nova fábrica será construída nos terrenos de Matacães onde se localiza uma das suas duas concessões de exploração mineira de salgema, ascendendo a cerca de 3,5 milhões de euros o valor do cofinanciamento do PRR.

 

A conclusão do novo projeto, a executar em parceria com a TecnoVeritas e cujo valor total de investimento não foi divulgado, está prevista até final de 2026.

A história da HyChem - Química Sustentável, que está a comemorar 90 anos de atividade, remonta à fundação da Soda Póvoa, mais tarde designada Solvay Portugal e atualmente denominada HyChem.

Localizada na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, a empresa apresenta-se como "pioneira no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, em que o hidrogénio verde desempenha papel essencial".

Desde 2021, a empresa é detida pela A4F Algae for Future, 'holding' de um grupo empresarial de capital exclusivamente português.

A HyChem produz e comercializa clorato de sódio, substância essencial ao setor da pasta e papel, e hidrogénio. Assegura ainda o fornecimento de serviços e utilidades ao ALGATEC Eco Business Park, vocacionado para receber projetos de produção de microalgas, e demais parceiros.

[Notícia atualizada às 15h38]

Leia Também: UE deve definir metas realistas de produção de hidrogénio em 2030

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório