Meteorologia

  • 09 OCTOBER 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 22º

Faturação do franchising aumentou quase 30% para 22 mil milhões

O setor do franchising registou, no ano passado, uma faturação de 22 mil milhões de euros, crescendo quase 30% em relação ao ano anterior, segundo dados hoje divulgados pela Associação Portuguesa de Franchising.

Faturação do franchising aumentou quase 30% para 22 mil milhões
Notícias ao Minuto

09/10/24 15:31 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Economia Franchising

Lisboa, 09 out 2024 (Lusa) -- O setor do franchising registou, no ano passado, uma faturação de 22 mil milhões de euros, crescendo quase 30% em relação ao ano anterior, segundo dados hoje divulgados pela Associação Portuguesa de Franchising.

 

Segundo a entidade, esta "é a maior evolução já registada em Portugal", sendo que "o número de marcas a operar no país aumentou 4,63%, de 518 para 542, em 2023". 

A entidade realçou que o "franchising não para de crescer em Portugal e a consolidar a sua posição como um dos motores essenciais da economia nacional".

Em 2023 "o setor foi responsável por 8,3% do Produto Interno Bruto de Portugal, um número significativamente acima do ano anterior quando era 7,23%", destacando áreas como "os serviços e o retalho", destacou. 

Segundo a associação, no ano passado o setor do franchising foi "responsável por 185.423 postos de trabalho em Portugal, representando 27% do total de empregos no país", sendo que "esse número reflete um crescimento de 4,78% em relação ao ano anterior, quando o setor foi responsável por 176.956 empregos, reforçando a relevância e o impacto do franchising na economia portuguesa".

A associação revelou ainda que "os serviços correspondem a 57% do total de marcas, seguido pelo comércio, com 25%, e a restauração, com 18%".

De acordo com a entidade, "as franquias com investimento até 50 mil euros foram as que mais cresceram em 2023, sendo 71% do setor".

"O crescimento do franchising tem um impacto significativo na economia nacional. Além disso, o aumento da faturação e a criação de empregos reforçam o consumo interno, gerando dinamismo em setores como serviços e retalho, que impulsionam o crescimento do Produto Interno Bruto e fortalecem a posição de Portugal no cenário económico global, especialmente em áreas como o turismo e comércio", disse Cristina Matos, secretária-geral da Associação Portuguesa de Franchising, citada na mesma nota.

Nos dias 18 e 19 de outubro, algumas das principais empresas do setor estarão na 27.ª edição da Expofranchise, em Lisboa, a maior feira do género na Península Ibérica, lembrou ainda a associação.

Leia Também: Mudanças simples (e económicas) que transformam qualquer cozinha

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório