Jovens gastam mais em artigos em segunda mão do que gerações anteriores
Consumo de plataformas de revenda, como a Vinted, aumentou 16% quando comparado com 2023.
© Shutterstock
Economia Segunda mão
Os jovens portugueses Gen-Z e Millenials gastam mais dinheiro em artigos em segunda mão do que as gerações anteriores, revelou esta quinta-feira, 10 de outubro, a Revolut, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
A empresa cita um estudo, lançado em agosto pela Deloitte, que revela que os jovens adultos, "apesar de otimistas com relação ao futuro, continuam preocupados com o custo de vida e com as alterações climáticas".
Assim, os mais jovens poderão estar a virar-se para este tipo de plataformas por uma questão de "crise climática e também por motivos financeiros (conseguindo comprar roupa por preços mais acessíveis e vender aquilo que já não usam)".
Dados internos da Revolut comprovam os dados do estudo, de que são as gerações mais novas aquelas que mais estão a adotar este tipo de plataformas.
Gez-Z gasta mais 50% em artigos em segunda mão
A Gen-Z (18-24 anos) gasta agora mais 50% no mercado de segunda mão e os Millenials (24-34) viram a sua despesa aumentar em 22%, quando comparado com 2023. Este aumento poderá estar ligado com as preocupações dos jovens.
Pelo contrário, as gerações mais velhas parecem não estar dispostas a pagar tanto neste tipo de mercado. As pessoas entre os 55 e os 64 anos gastam agora menos 17% e aqueles com mais de 75 reduziram as suas compras em 8%.
Mais velhos fazem mais compras nas app de moda circular
Contudo, apesar de terem reduzido o montante gasto, são as gerações mais velhas aquelas que mais fazem compras em plataformas de moda circular.
O número de transações na geração com mais de 75 anos subiu 80% relativamente ao ano anterior e aqueles entre os 65 e os 74 anos gastam agora mais 21% do que em 2023.
O segundo lugar é ocupado pela Gen-Z que, para além de ter aumentado o valor que gasta nestas plataformas, também faz mais compras (51%).
Consumo em plataformas como a Vinted aumentou 16%
Assim, de acordo com a Revolut, que tem mais de 1,5 milhões de clientes em Portugal e 45 milhões em todo o mundo, o consumo em plataformas de revenda como a Vinted, o Ebay ou a Wallapop tem vindo a aumentar (+16%) em Portugal quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
As plataformas preferidas dos portugueses
Para os portugueses o mercado de segunda mão é uma aposta segura na qual continuam a investir de ano para ano.
De 2023 para 2024, o número de total de transações em plataformas como a Vinted, Ebay, Etsy, Wallapop, Depop e Olx subiu quase 20%.
Ainda assim, existem claras vencedores: os portugueses compram mais nas plataformas Vinted e Wallapop, com ambas a registar aumentos de 27% e 78%, respetivamente.
Leia Também: Tiveram um Picasso original em casa durante meio século. E não sabiam
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com