"O fortalecimento do Espaço Europeu de Investigação e Inovação é uma prioridade do ministério da Educação, Ciência e Inovação, com vista a promover uma União Europeia mais forte, resiliente e inclusiva, apostando na cultura científica e na disseminação e impacto do trabalho científico, através de uma política de ciência aberta e capaz de lidar com os atuais desafios globais", lê-se no documento hoje divulgado.
Partindo dessa premissa, "o Governo incentivará e proporcionará os recursos para a participação das instituições portuguesas nas agendas europeias dos microprocessadores ('Chips Act') ou da computação de elevado desempenho, especialmente dedicadas a inteligência artificial ('AI Factories do EuroHPC'), bem como em grandes projetos de investigação ('Teaming')".
O executivo liderado por Luís Montenegro sublinha o "compromisso com colaborações internacionais (Massachusetts Institute of Technology, Carnegie Melon University, Austin/Texas), estabelecendo parcerias estratégicas e reforçando a atenção regional com o Atlântico, aprofundando a relação com o Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, e alavancando a ligação aos países de África e da América Latina".
Os programas que estimulem a contratação de doutorados pelas empresas e o apoio à investigação científica e à inovação envolvendo o setor empresarial serão alargados.
O Governo entregou hoje no parlamento a proposta de OE2025, que prevê que a economia cresça 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025.
Segundo o documento, o Governo prevê um excedente de 0,4% este ano e de 0,3% no próximo.
A proposta ainda não tem assegurada a sua viabilização na generalidade e a votação está marcada para 31 de outubro.
Se a proposta de Orçamento do Governo PSD/CDS for viabilizada na generalidade com a abstenção do PS ou, em alternativa, com os votos favoráveis do Chega, será então apreciada na especialidade no parlamento entre 22 e 29 de novembro. A votação final global do Orçamento está prevista para 29 de novembro.
Leia Também: Estado vai gastar quase 7 mil milhões com juros da dívida pública em 2025