Com o fim de ano (quase) à porta, são muitas as famílias que têm de fazer o seu orçamento ‘esticar’. Das promoções da Black Friday aos presentes natalícios, saiba como pode integrar hábitos de poupança na sua rotina.
A propósito do Dia Mundial da Poupança, que se assinala a 31 de outubro, a Nickel, que se trata de uma "instituição financeira de pagamentos que combina a conveniência de uma conta online com serviços disponíveis em mais de 600 pontos de venda a nível nacional", compilou cinco estratégias para que tenha um final de ano mais tranquilo.
Anote:
1. Prepare um orçamento
"Antes de fazer compras, é importante definir um limite de gastos para cada categoria: presentes, alimentação, entretenimento, entre outras. Assim, é possível evitar gastos impulsivos e excessivos que podem comprometer as finanças."
2. Faça uma lista de compras
"Ao ter uma lista bem estruturada com tudo o que se pretende comprar durante esta época, alinhada com o orçamento definido, é possível manter o foco nas necessidades reais, evitando compras desnecessárias. É ainda importante considerar o ajuste de prioridades de consumo, podendo haver necessidade de ceder em alguns gastos habituais para manter o orçamento dentro do planeado."
3. Aproveite promoções de forma estratégica
"É necessário avaliar com cautela os descontos da Black Friday e da época natalícia que, embora sejam tentadores, não são sempre os mais vantajosos. Desta forma, comparar preços online e procurar campanhas antecipadas, que oferecem descontos atrativos, podem ser estratégias importantes a adotar."
4. Utilize soluções de pagamento seguras
"É importante escolher soluções de pagamento seguras, com recurso ao serviço 3D Secure, e de fácil utilização, que permitam controlar e acompanhar em tempo real as transações de forma eficaz e fazer pagamentos com rapidez, flexibilidade e segurança. Além disso, comprar em websites seguros, verificando o certificado SSL (endereços que se iniciam por HTTPS), ou ficar atento à existência de erros ortográficos no URL do site e respetivos conteúdos, são alguns aspetos a ter em atenção."
5. Monitorize as suas despesas de forma contínua
"O acompanhamento regular de movimentações da conta é fundamental para verificar gastos, facilitar a identificação de despesas que ultrapassem os limites previamente definidos e permitir um ajuste rápido no orçamento para manter um controlo das finanças. Ter uma conta sem descobertos poderá ser também uma vantagem adicional, permitindo garantir que não se gasta mais do que se tem disponível."
Leia Também: Poupança, consumo e rendimento das famílias da zona euro crescem