Expectativas dos consumidores da zona euro sobre inflação pioram em outubro

As expectativas dos consumidores da zona euro sobre inflação em 2025 pioraram, antecipando que os preços subam 2,5% contra os 2,4% estimados em setembro, foi hoje anunciado.

Notícia

© iStock

Lusa
29/11/2024 12:59 ‧ há 2 horas por Lusa

Economia

Zona Euro

Segundo o inquérito aos consumidores publicado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE), os cidadãos da zona euro mantiveram as expectativas de inflação para os próximos três anos em 2,1%, o nível mais baixo desde fevereiro de 2022, quando começou a guerra na Ucrânia.

 

Os consumidores também percecionaram que a subida dos preços tinha sido menor nos últimos 12 meses terminados em outubro, ao situar a inflação em 3,2%, menos duas décimas que no mês anterior.

Mesmo assim, a perceção dos consumidores foi superior à inflação real de outubro da zona euro, que se situou em 2%.

Simultaneamente, as previsões dos consumidores foram piores que as publicadas pelo BCE em setembro, quando a instituição projetava uma inflação de 2,2% para 2025 e de 1,9% para 2026.

Em outubro, os consumidores da zona euro acreditavam que o seu rendimento cresceria 1,1%, menos duas décimas que no mês anterior, e que os gastos nos próximos meses subiriam 5%, contra 5,2% em setembro.

Em relação à economia, as expectativas dos consumidores tornaram-se mais sombrias, já que consideraram que o Produto Interno Bruto (PIB) se contrairia 1,1% nos próximos 12 meses, contra um recuo de 0,9% em setembro.

Contudo, os consumidores acreditam que a taxa de desemprego se situaria em 10,4% no próximo ano, contra a estimativa de 10,6% no mês anterior.

Em relação à habitação, os consumidores acreditam que o preço vai crescer 2,8% nos próximos 12 meses, a mesma variação que estimavam em setembro.

Para as taxas de juro, os consumidores estimaram em outubro que estas desçam para 4,6%, menos uma décima que no mês anterior.

Leia Também: Exportações de viagens e turismo sobem 5,6% e importações 6,8% em outubro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas