"Nos primeiros dez meses do corrente ano, o montante dos contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base totalizou 3.906 milhões de euros, valor que corresponde a um aumento de 47%, em termos homólogos", concluiu a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), no Barómetro das Obras Públicas.
No que diz respeito apenas ao âmbito dos concursos públicos, os contratos de empreitada celebrados e registados no Portal Base atingiram 3.180 milhões de euros, nos primeiros 10 meses do ano, o que representa um aumento de 58% em termos homólogos.
"Este valor traduz um diferencial de 3.881 milhões de euros entre o montante dos concursos de empreitadas lançados e os contratos efetivamente celebrados desde janeiro", salientou a associação, detalhando que o valor dos concursos promovidos, até ao final do mês de outubro, atingiu os 7.061 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 39%, face ao mesmo período de 2023.
Já quanto a contratos celebrados com recurso a ajustes diretos e consultas prévias, verificou-se um aumento de 22%, face ao mesmo período do ano passado, para 550 milhões de euros.
Por fim, a categoria de "outros contratos celebrados" correspondeu a um valor de 177 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 12% face aos primeiros 10 meses de 2023.
Leia Também: Simplificação do uso de solos visa aumentar casas a preços acessíveis