Ministério da Agricultura e Pescas faz pagamentos de 2.300 milhões

O Ministério da Agricultura e Pescas efetuou o pagamento de cerca de 2.300 milhões de euros este ano, um aumento de 65% face a 2023, adiantou, num comunicado hoje divulgado.

Notícia

© Reuters

Lusa
30/12/2024 20:24 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

Governo

Na nota, a tutela indicou que, através do IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas) "efetuou o pagamento de cerca de 2,3 mil milhões de euros em 2024, um acréscimo de quase 50% face à média de pagamentos anuais dos últimos oito anos e cerca de 65% face aos pagamentos efetuados no ano de 2023".

 

Segundo a tutela, "destes pagamentos destacam-se 1,2 mil milhões de euros do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), 904,8 milhões de euros no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e 52,7 milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA)".

Na mesma nota, o Governo detalhou que "dentro do FEADER destacam-se 385,1 milhões de euros na rubrica Investimento do PDR2020, 186,7 milhões de euros para a Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas e 24,7 milhões de euros para as Medidas Agroambientais".

Já nas regiões autónomas "o destaque vai para o PRORURAL+ na rubrica Investimento na ordem dos 15,7 milhões de euros e para o PRODERAM 2020 também Investimento na ordem dos 26,1 milhões de euros".

Segundo o Governo, "o volume de pagamentos no decurso deste ano de 2024, reflete o compromisso do Ministério da Agricultura e Pescas no apoio ao rendimento dos agricultores e de se acelerar ao máximo a execução dos Fundos da Política Agrícola Comum (PAC)", assegurando que "este volume histórico de pagamentos exigiu um enorme esforço do IFAP num trabalho desenvolvido em articulação com as organizações do setor, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e das pescas, através do reforço do apoio aos seus agentes económicos".

O IFAP procedeu, indicou a tutela, "ao pagamento durante o mês de novembro das intervenções correspondentes a 'Agricultura Biológica' e 'Produção Integrada' com o adiantamento de 70% do valor financiado pela União Europeia (FEAGA)".

Já este mês foi realizado "mais um pagamento para apoio a estes dois ecorregimes e parte da respetiva ajuda complementar extraordinária", aprovada pelo Governo "e exclusivamente financiada pelo Orçamento do Estado", sendo que "esta ajuda tem o montante de 60 milhões de euros".

Leia Também: Governo estabelece apoio para produção integrada e agricultura biológica

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas