"Por meio de uma estratégia integrada e parcerias estratégicas no setor de turismo, como o acordo firmado entre a Embratur e a TAP, o Brasil alcança números recordes no turismo internacional", frisou Marcelo Freixo, em declarações à Lusa depois de o país ter anunciado 6,6 milhões turistas estrangeiros em 2024, um recorde para o gigante sul-americano.
O responsável brasileiro referiu-se assim ao acordo firmado em fevereiro entre a Embratur e a companhia aérea TAP Air Portugal para ampliação da conetividade aérea internacional para o Brasil e ações de promoção dos destinos brasileiros na Europa.
De acordo com a TAP, entre janeiro e dezembro a companhia área transportou dois milhões de pessoas entre os dois países, apelidando-o de "um marco histórico nas suas operações".
Durante o verão europeu, a TAP registou 96 voos semanais que voaram para 13 cidades e 15 rotas brasileiras.
"Portugal desempenha um papel crucial nesse crescimento, não apenas pela forte conexão cultural e histórica que une as nossas populações, mas também pela sua posição estratégica como porta de entrada que conecta o Brasil a toda a Europa", disse à Lusa Marcelo Freixo.
Para o presidente de Embratur, este fortalecimento e crescimento "das conexões aéreas e das colaborações internacionais reforça o Brasil como um destino global, rico em oportunidades para negócios e experiências únicas para turistas de todo o mundo".
O Brasil acolheu de mais de 6,6 milhões turistas estrangeiros em 2024, um recorde para o país e um crescimento de 12,6% face ao ano anterior.
Só em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.
Além disso, o número de turistas portugueses que viajaram para Brasil cresceu em 2024 e ultrapassou os 200.000, segundo dados oficiais enviados à Lusa.
"Os turistas provenientes de Portugal totalizaram 200.081 no acumulado de 2024", um aumento de 9,66% em relação a 2023, disse à Lusa fonte do Ministério do Turismo do Brasil, acrescentando que os turistas portugueses estão em 11.º lugar num ranking liderado pelos argentinos (1.953.548 turistas), seguidos pelos norte-americanos (696.512 turistas) e os chilenos (651.776 turistas).
Para 2025, o Governo brasileiro anunciou a meta de chegar a 6,9 milhões de turistas estrangeiros e já anunciou ações para a atração de novos voos em rotas nacionais e internacionais.
Leia Também: Número de turistas portugueses no Brasil ultrapassou os 200 mil em 2024