O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, reagiu, na tarde desta sexta-feira, na rede social X, à notícia de que o Governo ordenou à ANA que avance com a construção do novo Aeroporto.
O governante começa por salientar que "a política, para ser eficaz, exige escolhas" e que "o caso do [novo] aeroporto assim o demonstra", por isso, o Executivo da Aliança Democrática (AD) decidiu "a localização em tempo recorde" e respondeu à ANA, hoje, depois desta ter apresentado o "relatório inicial".
"Prepare-se a candidatura ao novo aeroporto. Avance-se com Alcochete, sem custos para o Orçamento do Estado", atirou Pinto Luz, num tweet, garantindo que "a legislação ambiental é para cumprir na integra – o que também se aplica às obras no Humberto Delgado".
"Trabalhemos para reduzir o custo total, o tempo de execução, e torne-se claro todo o modelo financeiro. O Governo atribui, sempre, prioridade à defesa dos contribuintes, agindo sempre em prol do interesse nacional e pelos Portugueses. Com os olhos no futuro, na sustentabilidade e sem ceder um milímetro aqueles que querem travar o progresso", afiançou ainda o ministro.
A política, para ser eficaz, exige escolhas. O caso do Aeroporto assim o demonstra. Decidimos a localização em tempo record. A ANA apresentou o seu relatório inicial, o Governo respondeu hoje.
— Miguel Pinto Luz (@miguelluz) January 17, 2025
Prepare-se a candidatura ao novo aeroporto. Avance-se com Alcochete, sem custos para o… pic.twitter.com/XGG41WhaIX
Recorde-se que, esta sexta-feira, soube-se que o Governo pediu à Ana para avançar com a construção do novo Aeroporto e que esta garantiu estar já em "colaboração" com o Executivo.
Leia Também: Aeroporto. ANA garante colaboração com Governo na próxima fase