Francesa Mistral admite entrada em bolsa para manter a independência

A Mistral, tecnológica francesa de inteligência artificial (IA), está a considerar a entrada em bolsa (IPO) para manter a sua independência, anunciou hoje o cofundador Arthur Mensch à Bloombert TV, no fórum económico mundial de Davos.

Notícia

© Jaque Silva/NurPhoto via Getty Images

Lusa
21/01/2025 13:30 ‧ há 11 horas por Lusa

Economia

Inteligência Artificial

Questionado sobre a possibilidade de uma oferta pública inicial (IPO na sigla inglesa), Mensch afirmou: "Claro que esse é o plano".

 

Contudo não adiantou um calendário, acrescentando que a tecnológica "não está à venda".

A independência "de que usufruímos é algo que valorizamos muito", insistiu o engenheiro.

"Deixámos os 'gigantes' tecnológicos americanos criar uma empresa na Europa para mostrar que a Europa tem algo a dizer", prosseguiu Arthur Mensch, de 32 anos, que trabalhou no laboratório de inteligência artificial DeepMind da Google antes de lançar a Mistral.

Fundada em abril de 2023 com dois ex-investigadores da Meta, a Mistral viveu, tal como o seu patrão, uma ascensão meteórica, completando uma ronda de financiamento de 600 milhões de euros em junho passado, com uma avaliação estimada de quase 6.000 milhões de euros.

No total, a 'startup', que apresentou desde o seu início modelos generativos de inteligência artificial capazes de competir com os da Meta, da Google ou mesmo da OpenAI, criadora do ChatGPT, angariou mais de 1.000 milhões de euros em menos de um ano.

Se a empresa não necessitar de novo financiamento imediatamente, "obviamente continuaremos a desenvolver-nos, o que exigiria a angariação de novos fundos" a longo prazo, disse Arthur Mensch à Bloomberg TV, citado pela AFP.

"Temos muito poder computacional, mas menos do que os nossos concorrentes", admitiu, acrescentando: "Ainda conseguimos produzir excelentes modelos em diferentes setores".

O desenvolvimento de modelos de inteligência artificial requer um capital muito significativo.

Por exemplo, a empresa de inteligência artificial de Elon Musk, xAI, concluiu recentemente uma nova ronda de financiamento de 6.000 milhões de dólares, enquanto a OpenAI, apoiada em particular pela Microsoft, angariou 6,6 mil milhões de dólares.

A Mistral e a Agence France-Presse (AFP) assinaram em meados de janeiro um acordo que permite ao robô conversacional da 'startup' utilizar as notícias da agência para responder às solicitações dos seus utilizadores.

Leia Também: Espanha lança modelo de linguagem de Inteligência Artificial em espanhol

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas