Com este passo, a empresa polaca quer duplicar a capacidade do portfólio instalado em Portugal para 100 megawatt-pico(Mwp).
"Em 2025, a R.Power dará início à construção de três novos projetos em Paião, Feira e Trancoso, com uma capacidade combinada de 43 MWp. Estes projetos irão gerar 80 GWh [Giwatt-hora] de energia anualmente", detalha a produtora de energia renovável em comunicado.
Até ao final do primeiro trimestre deste ano, a empresa planeia ainda colocar em operação novos projetos com uma capacidade total de 10 MWp em Lagos e Portimão, o que aumentará a produção anual em mais 20 GWh, anunciou a empresa em comunicado.
Simultaneamente, a produtora anunciou que tem planos para "expandir a sua presença na Península Ibérica com novos investimentos em Espanha e em tecnologias de armazenamento de energia".
A Lusa pediu mais informações e dados sobre estes investimentos, mas ainda não obteve respostas da R.Power.
Atualmente, a R.Power gere um portfólio de cerca de 50 MWp em Portugal, abrangendo oito centrais fotovoltaicas localizadas em Terena, Sertã, Mosteiros, Tremês, Alhais, Elvas, Mação e Arada.
"Estas instalações já produzem aproximadamente 100 GWh de energia verde, anualmente, fornecendo eletricidade a milhares de lares", segundo o mesmo documento.
"Portugal é um dos mercados-chave na nossa estratégia de desenvolvimento. Estamos empenhados em alcançar os nossos objetivos de construir uma capacidade total de 100 MWp nesta região da Europa, consolidando ainda mais a nossa posição como o maior investidor polaco no setor das energias renováveis no continente europeu", afirma Przemek Pieta, cofundador e presidente executivo da R.Power.
O responsável destaca ainda que a expansão no mercado ibérico "é um passo estratégico" para a empresa.
"Em Espanha, estamos a iniciar a construção de projetos com uma capacidade total de 23 MWp, que produzirão mais de 45 GWh anualmente", acrescentou.
Leia Também: GEOTA alerta para impactes do "elevado número" de centrais solares no Alqueva