Esta eleição é um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião de hoje, que vai decorrer, à porta fechada, a partir das 14h30, na Sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa.
Nesta eleição, vão ser escolhidos quatro vice-presidentes para o mandato 2024-2028, dois dos quais representantes das confederações patronais e dos trabalhadores.
No que toca às cinco personalidades de reconhecido mérito, estas são propostas pelo presidente do CES, Luís Pais Antunes, sendo que pode haver reconduções.
Entre as cinco personalidades de mérito que compõem atualmente o CES consta a economista e professora da Nova SBE Susana Peralta, a antiga deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago, o antigo ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes, o ex-ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro e o antigo ministro da Economia Miguel Morais Leitão.
Na ordem de trabalhos da reunião de hoje está ainda a pronúncia sobre a proposta orçamental para 2025 e a apreciação e votação do plano de atividades para 2025.
Em 21 de janeiro, foi publicada em Diário de República a resolução do Conselho de Ministros que designa as personalidades representantes do Governo e do setor empresarial do Estado neste órgão consultivo.
O CES conta com 76 conselheiros e é liderado por Luís Pais Antunes, que tomou posse em julho de 2024.
Leia Também: Peixes no pódio de produtos que mais encareceram desde 2024. Mas quais?