Despachantes "preocupados" com constrangimentos no Portal das Finanças

A Ordem dos Despachantes Oficiais (ODO) mostrou-se esta terça-feira preocupada com os constrangimentos no Portal das Finanças, que provocaram "repercussões significativas" nas alfândegas, e pediu a adoção de mecanismos de contingência mais robustos.

Notícia

© E-Fatura, Portal das Finanças

Lusa
29/04/2025 17:25 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

Apagão

"A Ordem dos Despachantes Oficiais manifesta a sua preocupação com os constrangimentos registados no Portal das Finanças, em virtude do corte do abastecimento elétrico esta segunda-feira", afirmou o bastonário Mário Jorge, numa nota enviada à Lusa.

 

De acordo com a ordem, estão a registar-se "repercussões significativas" no normal funcionamento das alfândegas, com processos de despacho aduaneiro suspensos e mercadorias retidas.

Os despachantes pedem, assim, uma comunicação célere e transparente por parte das entidades competentes, de modo a que a situação possa ser ultrapassada.

"Num contexto já exigente para as empresas exportadoras e importadoras, apelamos à rápida resolução desta situação e à implementação de mecanismos de contingência mais robustos, que mitiguem o risco de paragens semelhantes no futuro", acrescentou o bastonário da ODO.

Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11:30, Portugal e Espanha, continuando sem ter explicação por parte das autoridades.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do "apagão".

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu hoje de manhã que o serviço está totalmente reposto e normalizado.

Leia Também: Bombeiros responderam a mais de 2.200 ocorrências durante apagão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas