Segundo os dados divulgados hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em dezembro, este mercado, no qual os preços são determinados por cada comercializador e não pelo regulador, registou um aumento líquido de 1.360 clientes face a novembro.
No final de 2024, o mercado liberalizado desta fonte de energia representava 71,9% dos clientes.
A quase totalidade do número de clientes do mercado livre concentra-se no segmento dos clientes residenciais, que representa mais de 95% do total dos contratos.
Em termos de consumo, a ERSE detalha que foi de 2.578 GWh, cerca de 0,9% abaixo do valor registado em novembro e 3% superior ao alcançado em dezembro de 2023.
"O consumo no mercado livre representou em dezembro cerca de 96% do consumo total registado em Portugal continental", detalha a entidade reguladora.
A Galp manteve a posição como principal operador no mercado livre em consumo (51,7%), enquanto a EDP Comercial liderou em número de clientes (40,2%), apesar da quebra registada desde março de 2022, lembra a ERSE.
"A Galp manteve a sua liderança no segmento de clientes industriais (35,2%) apresentando um decréscimo de 0,3 pontos percentuais (p.p.), e no segmento de grandes consumidores (57,1%) verificou-se também um decréscimo de 0,1 p.p. na sua quota de mercado, face a novembro de 2024", segundo a nota divulgada pela entidade liderada por Pedro Verdelho.
Leia Também: Clientes no mercado livre de eletricidade aumentam para 5,7 milhões em 2024