Afinal, comprar na Temu, Shein ou AliExpress vai ou não ficar mais caro?

Em causa está o fim da isenção de taxas alfandegárias nas compras online até 150 euros. Saiba com o que contar.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
17/02/2025 10:24 ‧ há 4 dias por Notícias ao Minuto

Economia

compras online

Se faz compras na Temu, na Shein ou no AliExpress, saiba que, provavelmente, os produtos destas marcas vão ficar mais caros com o fim da isenção de taxas alfandegárias nas compras online até 150 euros.

 

Em causa, refira-se, está o facto de a Comissão Europeia querer que os Estados-membros da União Europeia (UE) adotem novos controlos aduaneiros para combater a entrada de "produtos perigosos" na Europa e promover a sustentabilidade.

"Se a medida avançar, as compras realizadas nestas plataformas poderão ficar mais caras, uma vez que a eliminação do limiar de 150 euros pode levar a que todas as compras online efetuadas fora da UE fiquem sujeitas a direitos aduaneiros, mesmo que sejam produtos de baixo custo", explica a DECO PROteste. 

A organização de defesa do consumidor explica que entre as "plataformas de comércio online que poderão ser mais impactadas pelo fim da isenção de taxas aduaneiras para compras até 150 euros estão as chinesas Shein, Temu e AliExpress, conhecidas por venderem produtos a baixo custo". 

Dados de Bruxelas agora divulgados indicam que, no ano passado, cerca de 4,6 mil milhões de encomendas de baixo valor, ou seja, mercadorias com um valor não superior a 150 euros, entraram no mercado da UE, o que equivale a 12 milhões de encomendas por dia.

Este número é o dobro do registado em 2023 e o triplo do registado em 2022, sendo que muitas destas mercadorias foram consideradas não conformes com a legislação europeia.

Estima-se que cerca de 70% dos cidadãos europeus comprem regularmente produtos 'online'.

A UE tornou-se, desde final de agosto passado e após um período de adaptação, a primeira jurisdição do mundo com regras para plataformas digitais como X, Facebook e Instagram, que passam a estar obrigadas a remover conteúdos ilegais.

As companhias que não cumprem as novas leis podem ter coimas proporcionais à sua dimensão.

Leia Também: Vendas da Temu e Shein nos EUA caem após fim de isenção de taxas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas