Ouro atinge novo máximo devido à incerteza da guerra comercial

O preço do ouro alcançou hoje um novo máximo histórico, com a cotação por onça a superar 3.085 dólares, devido à incerteza da guerra comercial.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/03/2025 11:44 ‧ há 3 dias por Lusa

Economia

mercados

 

 

Às 11:10 em Lisboa, o ouro cotava-se a 3.074,94 dólares, depois de ter subido cerca das 7:10 para 3.085,74 dólares e fechado a 3.052,95 dólares na quinta-feira.

Até agora, este ano, o preço do ouro subiu mais de 17%, já que no final do ano o preço por onça estava em 2.624 dólares.

O preço do metal amarelo está subir devido à situação geopolítica e às tarifas impostas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, juntamente com a compra de ouro pelos bancos centrais.

Analistas citados pela Efe também acreditam que, perante a insegurança do dólar nos últimos tempos, os investidores decidiram investir em ouro, depois de o Presidente norte-americano ter anunciado na quarta-feira uma nova tarifa de 25% a todos os carros e componentes exportados para os EUA a partir de 02 de abril.

Como sublinha um relatório do gestor de investimentos em ouro e prata da Jupiter AM Ned Naylor-Leyland os recentes movimentos de subida dos preços do ouro estão relacionados com o papel tradicional do ouro de ativo de refúgio.

O preço do ouro está a subir devido às preocupações com o crescimento económico e as políticas comerciais de Trump, às expectativas de descida das taxas de juro e à procura do metal precioso por parte dos bancos centrais, afirmou.

O gestor da Jupiter AM referiu também que os bancos centrais, em particular o da China, aumentaram as compras de ouro nos últimos anos e salientou que as compras do metal precioso deverão subir nos próximos anos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas