O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, considerou, na quarta-feira, que o impacto das tarifas (que agora estão suspensas por 90 dias) será "ambiguo" e explica que na atividade económica este será negativo.
"Vai ter um impacto negativo na atividade económica e pode ter um impacto ambíguo nos preços", apontou o governador do BdP, citado pela SIC Notícias.
O governador do BdP explicou que prevê que a resposta inicial não seja eficiente e alerta para uma contração da economia.
"As tarifas são um imposto e são uma barreira à economia que põe de lado cinco séculos de desenvolvimento económico global. Nós vamos assistir a uma contração da economia, vamos assistir a uma resposta inicial que é pautada pela ineficiência porque vamos tentar fazer as mesmas coisas com novas restrições", disse Centeno.
As declarações de Centeno surgiram no dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu as tarifas por 90 dias, sendo que a União Europeia (UE) respondeu, esta quinta-feira, na mesma moeda.
"Queremos dar uma oportunidade às negociações", escreveu a responsável pela Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen na sua conta na rede social X. "Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE, que receberam um forte apoio dos nossos Estados-Membros, vamos suspendê-las por 90 dias", anunciou.
Leia Também: UE responde e também vai fazer pausa de 90 dias nas tarifas aos EUA