A Páscoa está à porta e os consumidores vão pagar mais pelo chocolate este ano, já que o preço deste produto disparou 26% nos últimos três meses, de acordo com dados da DECO PROTeste.
"Na Páscoa deste ano, os consumidores vão pagar mais pelo chocolate. O aumento do preço do cacau, que tem sofrido quebras na produção, está na origem desta subida", aponta a organização.
A explicação é a seguinte: "Além das alterações climáticas e das pragas e doenças que, em 2024, afetaram a produção de cacau em países como o Gana e a Costa do Marfim – que, em conjunto, são responsáveis por cerca de 60% da produção mundial de cacau –, o aumento dos preços pagos aos produtores fez disparar o valor desta matéria-prima e, consequentemente, o preço dos chocolates em todo o mundo".
"E, ao que tudo indica, é provável que os preços se mantenham elevados ao longo de 2025. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), só entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, o preço do chocolate subiu 9,87% em Portugal", pode ainda ler-se no site da organização.
Preço do chocolate dispara 26% em três meses
"Este aumento é confirmado também pelos dados da DECO PROteste, que, nos primeiros três meses de 2025, verificou um aumento de 26% no preço de uma cesta com quatro chocolates à venda nos supermercados em Portugal: uma tablete de chocolate de leite de marca própria, uma tablete de chocolate de leite da Milka, uma tablete de chocolate para culinária de marca própria e uma tablete de chocolate para culinária da Pantagruel", aponta a DECO PROTeste.
Assim, entre 1 de janeiro e 26 de março, estes quatro chocolates aumentaram 2,06 euros, para um total de 10,09 euros.
Leia Também: Dia mundial do cacau. Preço mais do que duplicou, o que se prevê agora?