Mais de um milhão de portugueses emigraram nos últimos 14 anos

Desde 1998 que mais de um milhão de portugueses abandonaram o País, escreve esta quarta-feira o jornal i, que adianta que a vaga de emigração está em níveis dos anos 60. Só em 2011, emigraram mais de 100 mil portugueses.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
26/12/2012 09:19 ‧ 26/12/2012 por Notícias Ao Minuto

Economia

População

Nos últimos 14 anos já saíram de Portugal mais de um milhão de portugueses, uma vaga de emigração que só pode ser comparada com a dos anos 60 e 70, escreve hoje o jornal i.

De acordo com vários economistas sondados pela agência Lusa, esta vaga pode servir de “válvula de escape” para a crise, mas também pode vir a provocar “graves problemas” para o futuro da economia.

Recentemente, o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, estimou entre 100 mil e 120 mil o número de portugueses que abandonaram o País no ano passado, adiantando que o número pode ter aumentado em 2012.

O economista João Ferreira do Amaral, por exemplo, vê um "problema muito grande para o futuro" nesta vaga de emigração: o envelhecimento da população. "Os que ficam são os mais velhos. Isto é muito problemático para o futuro do Estado Social", alerta. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas