António Mexia, CEO da EDP, ganhou no ano passado mais do que em 2013 devido ao aumento, para quase o dobro, da remuneração variável de parte do seu salário (251 mil euros em 2013, face a 410 mil euros em 2014), avança o Dinheiro Vivo.
Esta remuneração variável refere-se a prémios, ou seja, recebe mais quanto mais elevado for o desempenho da empresa. A melhoria dos lucros e dos resultados operacionais no ano passado proporcionaram este aumento.
O relatório publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) indica que Mexia recebeu no total, em 2014, 1,15 milhões de euros.
O Conselho Geral e de Supervisão ganhou um total de 1,7 milhões de euros (valor distribuído por 22 membros). Eduardo Catroga, presidente desse Conselho, foi o que mais recebeu (490 mil euros), estando os salários dos restantes elementos entre os 72 mil euros e os 52 mil euros.
Recorde-se que, já na apresentação das contas de 2014, António Mexia tinha referido que os resultados positivos se deviam a uma gestão mais eficiente.