Quando acabar de ler este artigo, vários crimes financeiros terão sido cometidos. Esta é a principal conclusão de um estudo da Financial Fraud Action UK, um grupo criado pelos bancos britânicos para analisar os dados de fraudes recolhidos em todo o Reino Unido.
A entidade revela que em média, a cada 15 segundos foi cometido um crime financeiro de algum tipo no primeiro semestre de 2016, um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os bancos são cada vez mais eficazes a combater este tipo de irregularidades, mas os burlões apontam agora para os clientes vulneráveis, roubando a informação pessoal e identidade financeira. Apesar dos muitos avisos, ainda há quem passe dados confidenciais através do telefone ou e-mail, caindo na armadilha do 'phishing'.
Cerca de um quarto dos inquiridos pela Financial Fraud Action UK admitem ter transmitido informações a burlões, por lhes terem parecido credíveis ou simplesmente por estarem "com pressa" para acabar o telefonema.
Segundo os dados citados pela CNN, as perdas provocadas pelos crimes financeiros no Reino Unido chegaram aos 878 milhões de euros.