Para os portugueses, falar sobre os produtos marcantes e a cultura nacional é fácil. Para os estrangeiros, no entanto, a imagem do país é bem mais vaga: que produtos são produzidos em território português, quais são os hábitos dos portugueses, que sítios visitar, muitas são as dúvidas dos habitantes de outros países.
Olhando para o Digital Country Index da consultora Bloom, podemos perceber que Portugal é cada vez mais procurado na internet por estrangeiros, estando mesmo entre a elite europeia em algumas pesquisas online. O termo 'made in Portugal' é o mais procurado e comparativamente com as pesquisas do mesmo termo sobre outro país, Portugal ocupa a 10ª posição na Europa e a 23ª no mundo.
Portugal é também o 10º classificado na europa em pesquisas de marcas e de produtos não específicos, surgindo em 12º lugar nas procuras de bens de consumo específicos e em 13º nas matérias-primas. No entanto, em áreas como as empresas e as políticas de exportação, Portugal continua ainda longe dos níveis de pesquisas mais elevados da Europa e do mundo.
Para discutir o estudo da Bloom e outros temas relacionados com o branding, o Prémio Cinco Estrelas junta hoje na Universidade Católica um grupo de especialistas que incluem o diretor-geral da Bloom em Portugal, Filipe Roquette, o diretor de marca dos CTT, Miguel Salema Garção, o services director da MEO, João Epifânio, o diretor de marketing da Renova, Luís Saramago e José Rodrigues dos Santos, pivot da RTP.