Mário Centeno tinha falado numa "adesão muito significativa" ao Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado e olhando para os números oficiais divulgados esta manhã pelo Ministério das Finanças, a realidade parece confirmar as palavras do ministro.
"Entre 4 de novembro e 23 de dezembro, prazo de adesão ao Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), registou-se a adesão de cerca de 93 mil contribuintes", revela o Ministério das Finanças em comunicado oficial enviado para a redação do Economia ao Minuto.
Mais de metade dos contribuintes (60%) preferiram aderir à modalidade de pagamento por prestações; em alguns casos, o número de parcelas poderá chegar às 150 num prazo máximo de 11 anos, a duração total do PERES.
"O total de dívida fiscal que ficou submetido a este regime é de 1,144 mil milhões de euros, correspondendo a cerca de 573 mil processos por dívidas fiscais, com a dívida média por processo a fixar-se nos 1.997 euros e a dívida média por contribuinte nos 12.323 euros", especificam as Finanças antes de revelar que os pagamentos feitos ainda este ano ascenderam aos 511 milhões de euros.
[Notícia atualizada às 13h25]