Pensões vão ser alvo de atualização extraordinária já esta semana

Os pensionistas com pensões inferiores a 631.98 euros, que não tenham sido alteradas entre 2011 e 2015, vão passar a receber mais dez euros a partir do presente mês de agosto. Nos casos em que houve alterações no período desses quatro anos, o aumento será de seis euros.

Notícia

© Reuters

Pedro Bastos Reis
08/08/2017 19:04 ‧ 08/08/2017 por Pedro Bastos Reis

Economia

Governo

As pensões da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA) vão ser aumentadas este mês, e grande parte dos pensionistas vai receber o aumento já esta semana. Cerca de dois milhões de pensionistas vão ser abrangidos por esta atualização extraordinária, que prevê um aumento de dez euros mensais para os pensionistas que recebem menos de 631,98 euros por mês.

Destes dois milhões, cerca de 70% vai receber o aumento já na próxima quinta-feira, dia 10 de agosto, juntamente com o pagamento da respetiva pensão, entregue através de transferência bancária.

Por seu lado, esclarece em comunicado o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, aos restantes pensionistas, que recebem a pensão por vale postal ou que são subscritores da CGA, o pagamento será feito no dia 18 agosto.

Recorde-se que a atualização extraordinária, inserida no Orçamento do Estado para 2017, prevê um aumento de dez euros mensais ao valor da pensão. No entanto, nos casos em que houve uma atualização da mesma entre 2011 e 2015, a atualização extraordinária será de seis euros mensais.

Ou seja, se recebe menos de 631,98 euros por mês e a sua pensão não foi atualizada entre 2011 e 2015, receberá mais dez euros por mês. Se beneficiou dessa atualização, irá receber mais seis euros.

Segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, esta atualização extraordinária pretende “compensar a perda de poder de compra causada pela suspensão do regime de atualização das pensões do regime geral da Segurança Social e do regime da Caixa Geral de Aposentações no período entre 2011 e 2015, bem como aumentar o rendimento dos pensionistas com pensões mais baixas”.

Esta atualização abrange os pensionistas de invalidez, velhice e sobrevivência do sistema de Segurança Social e os pensionistas por aposentação, reforma e sobrevivência do regime de CGA. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas