Gas Natural disposta a ceder presidência à EDP em eventual fusão
Segundo o El Confidencial, o presidente da Gas Natural, Isidre Fainé Casas, reuniu-se recentemente com o primeiro-ministro português, António Costa, para “tentar convencer o Governo português da boa-fé em relação à fusão entre ambas as empresas ibéricas”.
© iStock
Economia Empresas
Há muito que se fala de uma eventual fusão entre a EDP e a Gas Natural, mas agora o jornal espanhol El Confidencial adianta que a empresa espanhola está “disposta a ceder a presidência da empresa” numa eventual fusão que juntasse as duas energéticas, para facilitar o processo.
O jornal espanhol indica ainda, citando fontes próximas das negociações, que o presidente da Gas Natural, Isidre Fainé Casas, reuniu-se recentemente com o primeiro-ministro português, António Costa, para “tentar convencer o Governo português em relação à boa-fé da fusão entre ambas as empresas ibéricas”.
Segundo o mesmo jornal, a resposta do Executivo de António Costa foi que o Governo não estará disposto a facilitar a aquisição da EDP pela espanhola, tendo fornecido como exemplo o que aconteceu com outros negócios do género, tal como a PT.
A imprensa dos dois países ibéricos têm dado conta, desde julho do ano passado, que a empresa espanhola do setor energético Gas Natural estaria interessada numa fusão com a EDP mas, na altura, ambas as empresas desmentiram que estivessem a decorrer negociações.
[Notícia atualizada às 11h28]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com