Já pode escolher a entidade para beneficiar de 0,5% do seu IRS

Pode escolher ajudar várias entidades, entre as quais bombeiros, associações, lares ou jardins de infância. Através da consignação do IRS, os contribuintes podem direcionar essa percentagem para uma organização.

Notícia

© iStock

Beatriz Vasconcelos
28/03/2018 08:32 ‧ 28/03/2018 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Impostos

 

O prazo para a entrega da declaração do IRS está próximo, começa já no próximo domingo e prolongar-se-á até ao final de maio. Tal como aconteceu nos anos anteriores, este ano também poderá escolher uma entidade à qual pode ‘doar’ 0,5% do seu IRS.

A lista oficial já foi publicada pela Autoridade Tributária (AT) - pode ser consultada aqui, escolhendo a opção 2017 – e este ano constam 3.720 entidades, entre as quais bombeiros, associações várias, lares ou jardins de infância, entre outros.

Na prática há duas opções: a primeira é consignar 0,5% do imposto, sendo que o dinheiro será encaminhado para a entidade escolhida sem qualquer custo para o contribuinte; a segunda implica que o contribuinte desconte esse valor do benefício IVA, sendo que esse valor deixa de poder ser deduzido no IRS e o contribuinte irá perder uma parte da poupança que garantiu com as despesas.

Para ajudar uma instituição só terá que aceder à lista, escolher uma entidade, tomar nota do número de contribuinte da mesma e, posteriormente, preenche-lo no Modelo 3 do IRS. Terá que realizar este passo mesmo que esteja abrangido pelo IRS automático

Desde que a consignação do imposto foi criada, a lista tem vindo a crescer. No ano passado, constavam no documento cerca de 3.500 entidades. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas