Os desembolsos do IRS já começaram a entrar nas contas dos contribuintes, mas o prazo oficial que consta no código do IRS é até ao dia 31 de julho, uma vez que a entrega da declaração pode ser feita até ao final de maio. O montante a que tem direito ser-lhe-á, à partida, devolvido através de transferência bancária, por isso certifique-se de que preenche o IBAN corretamente na declaração. .
Os contribuintes que entregaram a declaração via IRS automático serão os primeiros a beneficiar do reembolso - aliás, os pagamentos já começaram a ser feitos. No caso dos contribuintes que entregaram o modelo 3, no ano passado o período médio para o reembolso foi de 23 dias, prazo que o Governo tenciona cumprir.
Para consultar o reembolso pode aceder ao Portal das Finanças e depois aceder a 'serviços', na coluna do lado esquerdo do ecrã. Posteriormente deverá procurar na lista o separador 'informação financeira' e clicar em 'movimentos'. Deverá ser aberta uma página onde deve preencher o ano e o tipo de imposto a consultar.
Ainda não sabe onde vai investir o dinheiro que pode receber do IRS? O Notícias ao Minuto falou com António Ribeiro, economista da Proteste Investe, que destacou cinco produtos financeiros onde pode aplicar o dinheiro.