Foi em conversa com Manuel Luís Goucha que Tânia Ribas de Oliveira recordou os primeiros passos em televisão, assim como a sua vida antes do pequeno ecrã. Uma entrevista onde falou também da família, incluindo do marido, João Cardoso, com quem está junto há 15 anos, 11 dos quais casados.
Tânia e João conheceram-se quando eram jovens e não começaram logo a namorar. Aliás, recorda, uma vez foram juntos ao estádio ver um jogo de futebol e, sem ser planeado, aconteceu no Dia dos Namorados. Foram filmados e apareceram no grande ecrã do estádio, mas não houve nenhum beijo, pelo contrário, taparam logo as caras. Dias depois começaram a namorar, um amor que se mantém até aos dias de hoje.
“Temos chatices como todas as outras pessoas, temos personalidades diferentes. Ele é muito mais discreto”, disse a apresentadora da RTP. “Mas temos um equilíbrio muito simpático. Tentamos não ultrapassar os limites um do outro, respeitamo-nos, somos muito amigos…”, acrescentou.
“Há dias em que ele mete a chave na porta e eu tenho borboletas no estômago, outros nem ouço”, contou ainda.
Tânia sabe que tem no marido um amigo para toda a vida e que pode “contar sempre com ele independentemente do que possa acontecer nas suas vidas”.
O casal tem dois filhos em comum, Tomás e Pedro, que são muito diferentes, como destacou a mãe ‘babada’.
“O Tomás é um miúdo incrível, sempre foi muito adulto para a idade dele, o nosso trabalho é relembrar que ele ainda é uma criança, super desportista, tem o corpo musculado com aquela idade, o que é engraçado”, realçou. “O Pedro derrete qualquer pessoa. Ao contrário do Tomás, é um bebé com cinco anos, continua a gostar muito de colo, de carinho, é muito meiguinho, dá muitos abraços, não há ninguém que lhe fique indiferente. É um girassol”, acrescentou.
Tânia Ribas sabe que um dia vai ficar longe da televisão, mas enquanto puder trabalhar nesta que é uma das suas grandes paixões, vai “entregar-se por completo”.
A apresentadora falou ainda do falecido avô paterno, de quem era muito próxima. “Dizia desde pequenina que ele era o homem perfeito”, disse, lembrando ainda o quanto sofreu com a partida do familiar.
Esta perda aconteceu na estreia do programa ‘Agora Nós’, que apresentava com José Pedro Vasconcelos. Na altura ficou cinco dias em casa, sem conseguir ir trabalhar. “Não conseguia estar alegre, o meu coração estava mesmo triste”, lembrou.
Hoje já consegue falar do avô, tendo aprendido a viver com a saudade”. “A saudade é agora uma companhia, aprendemos a viver com ela”, afirmou, aproveitando o momento para enviar um beijinho para o tio, que foi quem tomou conta dos avôs.
Tânia Ribas falou ainda da grande amizade com João Baião, que é como se fosse seu irmão, e também não ficaram de lado os rumores que já circularam várias vezes na imprensa de que iria mudar de canal. Aliás, já foi muitas vezes apontada como a próxima dupla com Manuel Luís Gocuha. No entanto, manteve-se sempre na RTP.
“Todos os verões dizem que vou para a TVI ou para a SIC. Nunca aconteceu. Hoje aconteceu e estou muito feliz por estar contigo”, rematou, referindo-se ao facto de ter sido convidada do programa da TVI e ter estado à conversa com Goucha.
Leia Também: Tânia Ribas de Oliveira destaca teste negativo à Covid-19