O ator Marco Costa esteve esta quarta-feira, dia 21 de abril, à conversa com Manuel Luís Goucha onde lembrou uma das personagens mais marcantes da sua carreira.
Em 2014, o artista deu vida a Xavier na novela 'Mar Salgado', na SIC, um homem que agredia a mulher, representando assim um quadro de violência doméstica.
"Foi muita pesquisa em termos de testemunhos, psicólogos que me passaram informações. A coisa que eu mais guardo desses testemunhos era o de uma jovem de 28 anos que tinha sofrido durante 10. Tinha o olhar vazio, como se alguém lhe tivesse tirado a alma. Foi um papel que pouco ou nada vi, não conseguia ver", confessa.
Na visão do entrevistado, o "processo de descompressão [de um ator] é tão importante como o de concentração", pelo que no seu caso revelou-se desafiante uma vez que para dar vida ao papel utilizou um método que aprendeu em Londres, o qual consistia em alimentar a personagem 24 horas por dia.
"Era um processo muito complicado. Muito violento, sabia que andava ali sempre no limite", lembra. "Foi complicado em termos psicológicos, fui muito abaixo. A minha própria mulher sabia que eu não era o mesmo, tinha-me sido diagnosticado um início de depressão. Lá está, é o processo de descompressão", completa.
Leia Também: Ator Marco Costa confirma separação da mãe do filho mais novo