As reações à morte de Sinéad O'Connor começaram a ser partilhadas nas redes sociais logo após a notícia da partida da cantora irlandesa, conhecida sobretudo pelo o tema de grande sucesso 'Nothing Compares 2 U', de 1990.
Por cá foram várias as caras conhecidas que rapidamente deixaram uma mensagem no Instagram, por exemplo, como foi o caso de Rita Ferro Rodrigues, que contou que chegou a enviar uma mensagem à artista.
Também Inês Herédia homenageou Sinead ao recordar o momento em que interpretou a cantora no programa 'A Tua Cara Não me é Estranha', da TVI.
Já David Fonseca lembrou o dia em que assistiu ao concerto da cantora irlandesa em Portugal, em 1995, tendo contado que a dada altura gritou "Sinéad, amo-te".
Lá fora também foram muitas as reações que se espalharam pelas redes sociais, como seria de esperar, entre elas destaca-se a publicação de Bryan Adams no Twitter. Tendo-se cruzado com Sinéad O'Connor em diversas ocasiões, escreveu: "Descansa em paz. Adorei trabalhar contigo em fotos, espetáculos que fizemos juntos na Irlanda e as conversas... Todo o meu amor vai para a sua família".
RIP Sinéad O'Connor, I loved working with you making photos, doing gigs in Ireland together and chats, all my love to your family. pic.twitter.com/49ryuIhGTQ
— Bryan Adams (@bryanadams) July 26, 2023
Por sua vez, a cantora Tori Amos disse: "A Sinéad era uma força da natureza. Uma compositora e intérprete brilhante cujo talento não veremos igual novamente. Tanta paixão, presença tão intensa e uma bela alma, que lutou corajosamente contra os seus próprios demónios pessoais. Fica em paz, querida Sinead, ficarás para sempre nos nossos corações".
Ver esta publicação no Instagram
"Houve um dia em que ouvi a Sinéad a cantar a cappella numa capela vazia na Irlanda. [...] Foi uma das coisas mais lindas que já ouvi na minha vida. Depois fomos juntas ver o Eminem num festival. Eu amava-a. A música dela. A vida dela", começou por escrever a atriz Jamie Lee Curtis, falando de seguida no passado da cantora, que foi "vítima de abuso infantil", e do seu papel ativista. "Era uma guerreira", afirmou, convidando ainda os seguidores a verem o documentário 'Nothing Compares'. "Brilhante. Comovente. Descanse em paz", completou.
Ver esta publicação no Instagram
Já o músico Michael Stipe foi mais curto na sua mensagem de despedida e mostrou-se devastado com a partida da artista. "Sem palavras".
Ver esta publicação no Instagram
Billy Corgan, vocalista da banda The Smashing Pumpkins, também não tardou a reagir, recordando Sinéad como uma pessoa "honesta, doce, engraçada" e muito "talentosa".
Publicação de Billy Corgan© Instagram
"Realmente, sem palavras. Mas queremos agradecer-te, Sinead, pelo teu amor, a tua amizade, compaixão, humor e a tua música incrível. Rezamos para que agora estejas em paz com o teu lindo menino", pode ler-se na mensagem que o cantor irlandês Shane MacGowan e a companheira, Victoria Mary Clarke, deixaram no Twitter.
De recordar que Sinéad O'Connor perdeu há cerca de ano e meio um dos quatro filhos, Shane, que aos 17 anos decidiu pôr fim à própria vida depois de conseguir fugir do hospital onde se encontrava internado.
We don’t really have words for this but we want to thank you Sinead for your love and your friendship and your compassion and your humour and your incredible music. We pray that you are at peace now with your beautiful boy. Love Victoria and Shane pic.twitter.com/BOxkZZNXyX
— @victoriamary (@Victoriamary) July 26, 2023
Sinéad O'Connor morreu na terça-feira, dia 25 de julho, aos 56 anos. A notícia foi confirmada pela família, que pediu "privacidade neste momento difícil".
Leia Também: Morreu a cantora Sinead O’Connor. Tinha 56 anos
--
Se estiver a sofrer com alguma doença mental, tiver pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, deverá consultar um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral. Poderá ainda contactar uma destas entidades:
SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 213 544 545
Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159
SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020
Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707
Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535