Não, o sexo ou masturbação não afetam a performance dos jogadores

A poucos dias do Mundial, a sexóloga e mulher de Rui Patrício esteve no programa da SIC, Dr Saúde, numa edição especialmente dedicada à saúde dos jogadores de futebol.

Notícia

© Global Imagens

Mariana Botelho
07/06/2018 14:25 ‧ 07/06/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Sexo

Deve o sexo antes dos jogos de alta competição ser proibido? Esta não é uma questão de agora, sendo comum a ideia de que a abstinência sexual deve ser praticada, por alterar os níveis de testosterona no homem, o que influencia a sua performance enquanto jogador.

Esta é uma ideia de que a sexóloga e mulher de Rui Patrício, Vera Ribeiro, discorda: “É precisamente o contrário. Quanto maior é a atividade sexual, maior produção de testosterona. Também há aqui a ideia de que quando um homem ejacula, os níveis de testosterona descem e assim fica. Não. Há recuperação”.

O que não seria aconselhado aos atletas de alta competição seria sim o atleta ter a relação sexual e duas horas depois ir jogar, algo que não acontece até porque “este não é o foco de um atleta antes de qualquer competição”.

Quanto aos benefícios, Vera Ribeiro aponta o bem estar psicológico que “vai trazer sem dúvida aspetos muito positivos na sua performance” ao contrário de uma abstinência forçada. Contudo, sendo as competições fora, o jogador é obrigado a manter-se afastado da sua companheira durante bastante tempo. Tal aconteceu em 2016, durante o Europeu, em que os jogadores estiveram longe das suas famílias por cerca de dois meses, e ainda assim, lembra a mulher do guarda redes da seleção, tivemos resultados muito positivos.

Posto isso, a especialista conclui que a prática sexual ou abstinência não é assim tão relevante, sendo que a masturbação surge como opção que pode garantir um melhor sono e descanso, já que os níveis de cortisol ficam mais controlados, o que garante melhores resultados a nível de stress e ansiedade, já que o descanso é um aspeto de grande relevância para uma competição como o mundial.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas