Há quem coma o caroço do abacate, mas será que faz bem à saúde?

Muitos defendem que são uma ótima fonte de fibra e de antioxidantes, mas também há quem duvide dessa premissa - os especialistas explicam.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
04/07/2018 20:30 ‧ 04/07/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Tempos modernos

Abacate, abacate, abacate e mais abacate. Se provavelmente pensou que o assunto sobre este alimento se tinha esgotado, então está enganado, e o ‘preferido’ dos millennials está outras vez nas bocas e nas manchetes do mundo.

Isto devido à nova tendência que tem recentemente inundado as redes sociais e que defende o consumo do caroço deste fruto.

De acordo com a publicação The Independent, inúmeros bloggers já adotaram a nova moda alimentar. Para facilitar a ingestão do caroço este deverá ser primeiro lavado e desidratado, através da remoção da pele que o reveste e de seguida triturado num liquidificador.

Os mais entusiastas creem que o pó que daí resulta pode ser adicionado a batidos, em bolos, biscoitos ou pão, fornecendo uma dose extra de fibra, de antioxidantes e de nutrientes.

Mas será que é realmente seguro consumir o caroço do abacate?

A Comissão Californiana do Abacate não o recomenda. “Embora seja um tópico que é atualmente extremamente popular, o facto é que não há qualquer evidência científica que indique que ingerir extratos da semente do abacate faça de todo bem à saúde”, disse um porta-voz daquela organização norte-americana.

Já um estudo, conduzido por investigadores da Universidade Pennsylvania State, sugere que comer o caroço do abacate pode ajudar a combater o aparecimento de diabetes ou de hipertensão, apesar dos académicos terem igualmente alertado para a “necessidade de realização de mais pesquisas”.

O líder daquele estudo, o professor Joshua Lambert, recomendou cautela no consumo dessas sementes: “Não há uma dose clara recomendada e como tal pede-se prudência, porque ainda há muito que desconhecemos”.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas