Artrose: Mal inevitável ou possível de se prevenir?

Estima-se que o problema afete quase 20% da população a nível global. Mas terá de ser assim?

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
14/11/2018 17:45 ‧ 14/11/2018 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Articulações

É o motivo da maioria das dores articulares entre adultos com mais de 50 anos. O nível de desconforto é tal que condiciona o dia a dia e limita as atividades normais do indivíduo, que se vê por vezes obrigado a afastar-se da sua atividade laboral.

O problema surge da má saúde das articulações que são mais sensíveis e desgastam-se mais rápido do que o suposto. O motivo pode ser genético, e neste caso não tem como evitar a predisposição natural, contudo, a indústria farmacêutica tem trabalhado para combater este problema, com opções de medicação capaz de reduzir as dores, melhorar a flexibilidade articular, estabilizar o processo inflamatório e impedir a progressão da doença.

Mas a par do contexto genético, a artrose pode advir de exercícios de alto impacto articular, traumatismos de repetição ou obesidade – casos em que a culpa é do próprio indivíduo que desta forma esforça em demasia todo o corpo, articulações inclusive. Como meio de evitar as dores, os mesmos medicamentos anteriormente referidos poderão ser um apoio, contudo, a prevenção é essencial para se evitar este mal que, em certos níveis, torna-se um caminho sem retorno. Um estilo de vida saudável a qualquer idade é essencial para evitar tais problemas, mas especialistas não deixam de referir que também a má prática de exercício físico pode levar ao mesmo resultado negativo. No caso de sentir dores constantes, procurar a ajuda de um especialista é por isso essencial, por vezes corrigir a postura ou optar por um calçado de corrida mais indicado ao seu tipo de passada, durante a corrida, pode ser tudo o que precisa para ‘fugir’ da artrose.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas