Gel usado para os dentes dos bebés pode ser perigoso e nada eficaz

Os produtos que contêm o anestésico lidocaína serão banidos dos supermercados e parafarmácias britânicas em 2019. Especialistas referem que substância poderá não ser segura e deve ser evitada.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
18/12/2018 13:00 ‧ 18/12/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Saúde Infantil

Naquele país apenas as farmácias estarão autorizadas a vender aquele tipo de gel. A entidade reguladora de fármacos daquele país sugere ainda que para além do seu uso poder incluir riscos para a saúde das crianças, que não existe igualmente qualquer evidência que funcionem.

A Agência Reguladora dos Medicamentos do Reino Unido (MHRA) disse que os géis para a dentição deverão ser apenas utilizados com prescrição médica.

A decisão chega após a divulgação de um estudo que revela que há falta de evidências de que esses produtos sejam benéficos. Os pais são aconselhados a usarem ao invés um anel dental para a criança morder, a usarem os dedos, devidamente limpos, para aliviarem as dores do bebé, ou ainda a procurarem um médico caso o bebé continue a sofrer.

A MHRA sugere também que caso os bebés estejam a experienciar um grande desconforto possa ser apropriado administrar-lhes paracetamol ou ibuprofeno.

Cheryll Adams, médica e diretora executiva do Instituto Nacional de Saúde, disse em declarações à publicação Mirror Online: “O nascimento da dentição é um processo normal, tal como a dor sentida pelos mais novos, mas obviamente que a experiência se pode tornar extremamente angustiante tanto para o bebé como para os pais”.

“Os pais devem falar com um médico ou farmacêutico se acham que a criança está em grande sofrimento, mas primeiro devem dar ao bebé um anel dental frio para morder, ou algo semelhante, e para aliviar o desconforto massajar as gengivas com um dedo limpo”, explicou Adams.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas