Respire. “Na maioria das vezes, a mulher simplesmente se esquece que o absorvente está lá ou coloca um segundo, esquecendo-se do primeiro”, explica Jessica Kiley, professora e chefe de obstetrícia e ginecologia da Feinberg School of Medicine da Northwestern University, nos Estados Unidos, em declarações à publicação Women’s Health.
E há de facto uma boa notícia: o tampão ‘perdido’ não tem para onde ir. “A vagina tem apenas três ou quatro polegadas de profundidade, e a abertura do colo do útero é muito pequena para permitir a sua passagem para qualquer lado”, diz Kiley.
Mas afinal, o que faço se o tampão estiver preso?
Não entre em pânico, a sério. Os músculos contraem-se quando estamos ansiosos e isso pode dificultar ainda mais a localização e remoção do tampão.
Os profissionais ginecológicos recomendam que se agache sob um vaso sanitário ou fique de pé com um pé apoiado na tampa da sanita ou na borda da banheira, de modo a que a pélvis fique inclinada. Desse modo será mais fácil encontrar o tampão.
Com as mãos limpas, insira um dedo e delicadamente procure-o ao redor do canal vaginal. Quando o encontrar, segure e puxe levemente. “Não se preocupe, não se irá aleijar ou causar danos ao encontrá-lo e tirá-lo”, diz Kiley, que recomenda ter um lubrificante por perto para facilitar o processo.
Uma vez que o absorvente esteja fora, Shepherd indica que evite tomar banho logo de seguida. Em vez disso, lave a vagina apenas para limpar qualquer sangue ou secreção. Em média, no espaço de um dia deve estar livre de quaisquer sintomas e voltar ao normal.
Bem, e se não conseguir encontrá-lo?
Nesse caso deverá procurar um médico e não tenha vergonha. “O seu ginecologista tem todas as ferramentas necessárias para retirar esse corpo estranho. Não hesite, trata-se de um caso comum e não há motivo de embaraço”, diz Shepherd.